Oficina: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

 

O dia 21 de março é o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação. Este dia foi estabelecido através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, em virtude dos acontecimentos ocorridos no dia 21 de março de 1960. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, contra leis que aprofundavam o Apartheid (regime de segregação racial que vigorou entre 1948 e 1992 naquele país).

Por que razão assinalamos esta data?

O seu objetivo é mobilizar a sociedade civil para a luta contra a discriminação racial, bem como a importância da «Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial» (1965).

A 23 de dezembro de 2013, a Assembleia Geral proclamou a Década Internacional dos Afrodescendentes, com início a 1 de janeiro de 2015 e fim a 31 de dezembro de 2024, com o tema «Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento».

A Câmara Municipal de Barcelos, através da sua Divisão Social e de um grupo de estagiários do ensino superior, portugueses e turcos, promoveu ao longo dos meses de março e abril, oficinas de sensibilização junto dos alunos do 2º ciclo.

No passado dia 11 de abril, os alunos do 5º ano foram confrontados com as suas ideias e perceções obre o fenómeno. Da sua discussão resultaram linhas de intervenção e ideias fortes que se materializaram na construção de objeto plástico, que funcionasse como um veículo mobilizador contra a Discriminação Racial – esse objeto é uma desconstrução do célebre Galo de Barcelos – símbolo de Barcelos e de Portugal além-fronteiras.

O resultado foi este. Parabéns aos alunos e muito obrigado aos técnicos e estagiários que tornaram esta realização possível.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Camões diário 31 de março

A Importância dos Oceanos para a Sustentabilidade do Planeta