ID Europa
_____________________________________________________________________________
A União Europeia representa a ideia mais poderosa de desenvolvimento humano na História do continente nos últimos 250 anos.
Esta História é um continuum de esforço e de afirmação de uma Humanidade, sempre imperfeita, mas sempre ávida de superação.
O desenvolvimento humano, assim enquadrado, na longa marcha do tempo, só encontrará campo de realização e de compreensão, no seio do reconhecimento da importância da criação cultural.
Uma criação cultural em ligação profunda com a Educação e com a Formação, com a Investigação e com a Ciência.
Não há oportunidade a dúvidas, a falsas contradições. A raiz é o continuum. O processo. O fazer feito de conexões, de contributos, de abandonos, de partidas e de regressos, de avanços e coragem. Não pode haver justaposição entre tradição e inovação. Entre herança e criação.
A Europa é sobretudo uma ideia de Património Cultural. Um património que agrega, tanto a feição material, como a imaterial. Uma realidade dinâmica de intercâmbios entre tradição/herança e criação contemporânea.
Só assim será possível inaugurar uma via promotora e respeitadora da diversidade cultural de facto, substantiva, base da interculturalidade, para afastar os perigos da homogeneização e da harmonização, geradoras de equívocos e de afirmações de poder, fruto de utilizações cínicas do conhecimento e da arte.
ID. E U R O P A é um projeto de descoberta e autodescoberta da cidadania europeia pela cultura, nas suas múltiplas dimensões, com o significado de património. Um património europeu.
O património europeu foi forjado ao longo dos tempos com sofrimentos e alegrias, acasos e ações deliberadas. É património rico, diversificado e heterogéneo e que merece ser preservado, porque nele reside a nossa IDENTIDADE.
Comentários
Enviar um comentário