Serginho – Uma causa mobilizadora

 


A Escola Básica e Secundária de Vila Cova é uma escola solidária. No ano letivo 2021/2022, abraçou a causa solidária de ajuda a um adolescente que atualmente vive em Perelhal, que sofreu um grave atropelamento em Palmeira de Faro, em frente à casa dos avós. Hoje, todos na escola e redondezas conhecem o Sérgio, mesmo assim gostaria de falar um pouco dele. 

O Sérgio, antes do acidente, era um menino normal como tantos outros pelo mundo fora, adorava andar na escola, adorava música, gostava de alegrar todos por onde andava com a sua concertina, era um excelente bailarino de hip-hop e folclore, era muito ativo e solidário nas causas em que participava, sempre com um sorriso no rosto.



    Mas no dia 6 de junho de 2019, a sua vida sofreu uma grande mudança que o deixou com incapacidade 95%. Os médicos pensaram que era um caso perdido, atendendo às lesões sofridas. Mas este guerreiro foi mostrando a sua força, determinação e persistência em superar as suas limitações. O Sérgio foi recuperando aos poucos, sempre de hospital em hospital, sujeito a muitos tratamentos fora e dentro do país, dolorosas fisioterapias diárias.

Estes cuidados têm custos elevados e, por isso, os pais do Serginho necessitaram e precisam ainda de ajuda monetária para os mesmos, além de outros materiais, como cadeirinha, cama articulada, veículo adaptado de transporte, entre outras. Perante a situação, a mãe teve de se desempregar para cuidar do filho a tempo inteiro. A palavra desistir não estava nos planos da família deste menino. Então, um grupo de amigos juntou-se e criou uma página nas redes sociais, “Juntos pelo Serginho”, onde são dinamizadas campanhas solidárias e tudo quanto possa ajudar o nosso pequeno herói. Entre estas, salientam-se as feirinhas, pequenos concertos, leilões e a recolha de “lixo” para reciclar.

É na reciclagem que a Comunidade da Escola EBSVC intervém nesta causa. Diariamente, são recolhidas tampas plásticas, garrafas e outros materiais para serem entregues à família do Sérgio. Foi há dois anos que abraçamos com entusiasmo esta campanha solidária em seu favor. Primeiramente, procurando sensibilizar toda a comunidade escolar (alunos, pais, auxiliares de educação e outros) para as dificuldades do Serginho e para as diferentes formas de ajudar. Seguidamente, organizaram-se equipas de recolha, nomeadamente com a colaboração sistemática dos alunos. O material recolhido para reciclagem é entregue ao grupo organizador e ao pai do Sérgio, para posteriormente ser vendido a empresas ligadas à reciclagem, sendo o valor monetário angariado aplicado em tudo que o Sérgio precisa para ter melhor qualidade de vida. Paralelamente e como forma de incentivo, as turmas envolvidas participam no “ranking das turmas”, que assim valoriza o número de recolhas. No fim, a turma vencedora é destacada através de um diploma de mérito.

 Esta mobilização é apenas um pequeno contributo nesta causa solidária, mas não vamos desistir, vamos continuar a ajudar o Serginho, acreditar que ele pode melhorar a qualidade de vida e tornar-se progressivamente mais autónoma.

 

                                                                  A prof. Responsável

       Sandra Viela


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Oficina: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Camões diário 31 de março

A Importância dos Oceanos para a Sustentabilidade do Planeta