A História do Regresso Português de África na 1ª pessoa

    Por vezes a vida das pessoas cruza-se com a História de um país e de um povo. Foi o que aconteceu com a nossa D.Graça, ainda menina, entre abril de 1974 e agosto de 1975.

    Nasceu em Lourenço Marques (hoje Maputo) no preciso ano em que estalou a Guerra Colonial no antigo território português da África Oriental Portuguesa- Moçambique -1964. 

    A conversa a ter na passada quinta-feira era para trinta minutos, mas acabou por ultrapassar a marca da hora, dada a curiosidade dos alunos do sexto A e as recordações que não paravam de surgir na memória da convidada, que se fez acompanhar de alguns objetos carregados de histórias, entre as quais a pele de um leopardo caçado pelo seu pai, que motivou uma enorme curiosidade junto dos alunos.

    A conversa fluiu sobre a escola, os tempos livres, o contacto comas populações moçambicanas, as viagens com o pai pelo mato e claro está o regresso apressado a Portugal e a sua integração, difícil por variadíssimas razões, no concelho de Mirandela, terra de origem da sua família.


Vila Cabral (anos 60 do século XX).

Retornados à espera de embarcar (maio de 1974).


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Oficina: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Camões diário 31 de março

A Importância dos Oceanos para a Sustentabilidade do Planeta